Artigos

PARA QUE SE CUMPRISSE - NASCIMENTO DE JESUS

26 de Dezembro de 2017 | Por Estêvão Mattos
PARA QUE SE CUMPRISSE - NASCIMENTO DE JESUS

PARA QUE SE CUMPRISSE NO NASCIMENTO DE JESUS

TEXTO: Mateus 5.17 

Leitura Bíblica: Mateus 5.17

Mateus 5.17 - Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir. 


Esse é um dos versículos bíblicos mais mal interpretados na Bíblia e, por isso a causa de tantas confusões teológicas. Sua verdadeira compreensão inicia-se quando compreendemos os propósitos do nascimento daquele para quem são todas as coisas.


Nos capítulos 1 e 2 do Evangelho de Mateus encontramos os 5 PARA QUE SE CUMPRISSE que nos ajudam a iniciar a nossa compreensão sobre o verdadeiro sentido de Mateus 5.17.


1.PARA QUE SE CUMPRISSE – Mateus 1. 22-23 (ISAÍAS 7.14)

Mt 1:22-23 (22) Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz:  (23) Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de EMANUEL. ( EMANUEL traduzido é: Deus conosco ). 

Isaías 7.14 - Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel. 


2.PARA QUE SE CUMPRISSE – Mateus 2. 5-6 (MIQUÉIAS 5.2)

Mt 2:5-6 (5) E eles lhe disseram: Em Belém da Judéia, porque assim está escrito pelo profeta:  (6) E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá, porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel. 

Miquéias 5.2 - E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. 


3.PARA QUE SE CUMPRISSE – Mateus 2. 15 (OSÉIAS 11.1)

Mt 2:15 (15) E esteve lá até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho. 

Oséias 11.1 - Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho. 


4.PARA QUE SE CUMPRISSE – Mateus 2.17-18 (JEREMIAS 31.15)

Mt 2:17-18 (17) Então, se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias, que diz:  (18) Em Ramá se ouviu uma voz, lamentação, choro e grande pranto; era Raquel chorando os seus filhos e não querendo ser consolada, porque já não existiam. 

Jeremias 3.15 - Assim diz o SENHOR: Uma voz se ouviu em Ramá, lamentação, choro amargo; Raquel chora seus filhos, sem admitir consolação por eles, porque já não existem. 


5.PARA QUE SE CUMPRISSE – Mateus 2.23 (JUÍZES 13.5, JOÃO 1.45)

Mateus 2.23 - E chegou e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno. 

Juízes 13.5 - Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus. 

João 1.45 - Filipe achou Natanael e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na Lei e de quem escreveram os Profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. 

JESUS DISSE:

Lc 24:44-45 (44) E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos.(45) Então, abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. 

Deus te abençoe!!!

Pr. Estevão Mattos 

Casa de Oração Porta da Fé - Macaé/RJ